27 março 2006

Blog iraquino sobre pós-guerra concorre a prêmio da BBC

de IDG Now!
27 março 2006

Um blog anônimo de uma jovem iraquiana sobre a realidade do pós-guerra em seu país é um dos indicados para o prêmio de não-ficção Samuel Johnson Prize, organizado pela rede de comunicação britânica BBC. A versão impressa do diário virtual da autora, que assina seus posts como Riverbend, é um dos 19 títulos indicados. O livro foi lançado em meados de 2005, mas o blog Baghdad Burning continua ativo até os dias de hoje.

Os textos em primeira pessoa, típicos de blogs, retratam o dia-a-dia das pessoas com episódios de ferimentos, explosões, atentados, seqüestros e as invasões das tropas norte-americanas durante a noite. Riverbend é formada pela universidade de Baghdad e trabalhava em uma grande empresa de computação até a invasão norte-americana. Seu diário ficou conhecido no mundo inteiro como uma fonte de informação extra que oferecia um olhar diferenciado e diferente da cobertura dos grandes veículos sobre o conflito.

Entre os outros indicados está a biografia de uma escritora e cozinheira do século XIX, "The Short Life and Long Times of Mrs Beeton", e um estudo das relações entre Estados Unidos e União Soviética no pós-guerra, "The Cold War". O vencedor, que será anunciado no dia 14 de junho, ganhará a soma de 30 mil libras (aproximadamente 115 mil reais).