27 março 2006

Consulta pública sobre o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL)

Por Galeno Amorin e José Castilho Marques Neto
do PNLL
27 março 2006

O Ministério da Cultura, por meio da Fundação Biblioteca Nacional, e o Ministério da Educação estão realizando uma Consulta Pública para conhecer sua opinião sobre o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) 2006/2008, apresentadono dia 13/03, durante o Fórum PNLL Vivaleitura, na Bienal Internacional do Livro de São Paulo. O Plano – o primeiro na história do Brasil – é constituído por projetos, programas e outras ações de fomento ao livro, à leitura, à literatura e às bibliotecas que sejam de iniciativa do Estado (governos federal, estaduais e municipais), setor privado, instituições não-governamentais e pessoas físicas.

Instituído com o objetivo de tornar o tema livro e leitura uma Política de Estado, com base nas diretrizes estabelecidas pela Política Nacional do Livro (Lei n. 10.753/2003), o PNLL foi elaborado a partir de um amplo e democrático processo de construção, que teve a participação de centenas de instituições e cerca de 50.000 lideranças que atuam na área do livro, leitura, literatura e bibliotecas em todo o País. Foram diversos encontros presenciais, oficinas, seminários e videoconferências e, ainda, a partir de ações cadastradas no calendário do Ano Ibero-americano da Leitura, o Vivaleitura, comemorado em 2005 no Brasil e em outros 20 países da Europa e das Américas.

Você pode cadastrar seu projeto, programa ou evento em uma das 20 Linhas de Ação que constituem os quatro Eixos Estratégicos para que ele também faça parte do PNLL. Participe da Consulta Pública. Dê sua opinião e faça seus comentários, críticas e sugestões. O PNLL é uma conquista da sociedade brasileira e precisa, assim, ser permanentemente aprimorado com sua participação.