28 março 2006

EUA pedem ajuda à blogueiros para traduzir documentos iraquianos

de AP
28 março 2006

O governo federal norte-americano está tornando público na Internet um grande número de documentos encontrados no Iraque. O objetivo é pedir ajuda aos internautas para traduzir e identificar dados importantes, por causa do enorme volume de dados.

Os documentos são memorandos iraquianos, guias de troca, relatórios, transcrições de conversas, fitas de áudio e vídeo em árabe encontrados no Iraque. São quase 55 mil caixas com possivelmente milhões de páginas. Os documentos estão sendo publicados aos poucos no site do Pentágono em árabe com um índice em inglês.
Em uma tradução de um blogueiro iraquiano no site pajamasmedia.com, um documento de 15 de setembro de 2001 dizia que Osama bin Laden e membro do Talibã haviam visitado o Iraque de acordo com uma fonte afegã.

Powerline.com, um site que hospeda blogs, fez uma seção específica para os achados dos documentos. "Estes documentos vão mostrar muito sobre o regime que tinha muito sucesso em se manter secreto", disse John Hinderaker, um dos donos do site.

Líderes no congresso apoiaram a liberação, que foi requisitada por bloggers conservadores que têm esperança de encontrar dados sobre as supostas armas nucleares, químicas e biológicas do Iraque ou de possíveis informações sobre grupos terroristas. Internautas já começaram a publicar traduções e comentários sobre os documentos. A idéia do governo de abrir ao público um banco de dados massivos para voluntários é revolucionária.

"Vamos usar a força da Internet nestes documentos", disse o presidente da divisão de inteligência do país Peter Hoekstra. "Eu não sei se existe algo nos documentos, mas isto nos dará uma melhor idéia do que estava acontecendo no Iraque antes da guerra."

Hoekstra disse que levou meses de discussão com oficiais da inteligência até que ele e John Negroponte, o novo Diretor Nacional de Inteligência, concordaram em tornar os documentos públicos.

O valor dos documentos é incerto - oficiais de inteligência dizem que estão revisando cada um rapidamente para retirar algo sensível. Céticos da guerra, que suspeitam da administração de Bush, acreditam que a publicação dos documentos é inútil ou selecionados para juntar argumentos a favor da guerra.