27 março 2006

Mecanismo online para referência: MORE 1.0

Por Maria Bernadete Martins Alves
de UFSC
27 março 2006

Em setembro de 2005 disponibilizamos o MORE (Mecanismo online para referências) em uma versão Beta, agora, março de 2006, a versão 1.0 está sendo disponibilizada, com duas grandes inovações: a criação de um banco de dados pessoal e um banco de dados público que armazena e organiza todo o material bibliográfico formatado pelo sistema possibilitando a função Pesquisa que é utilizada para recuperar tanto uma referência em um banco de dados pessoal, desde que o usuário tenha feito o login com sua senha, quanto do banco de dados público. O sistema avisa quando o usuário está anônimo, é uma maneira delembrá-lo de fazer o login.

Além de automatizar algumas procedimentos tais como: a inversão dos nomes dos autores (sobrenome, pré-nomes), uso de maiúsculas e minúsculas, grifo no título, pontuação, etc, a versão 1.0 após formatar a referência, gera a citação no texto e, armazena as referências em uma conta pessoal para posterior ação, salvar em formato txt.

A pesquisa é outra inovação da versão 1.0, com ela é possível recuperar referências formatadas e armazenadas pelos demais usuários do sistema. A preocupação com a acessibilidade permitiu corrigir as falhas apresentadas na versão beta, e ganhar o selo da W3C, para a versão 1.0.