26 abril 2006

Apartheid digital está diminuindo, diz estudo

em Agência EFE
26 abril 2006

Com mais de um bilhão de internautas e dois bilhões de usuários de telefones celulares, o mundo está cada vez mais preparado para a internet e o apartheid digital vêm diminuindo pouco a pouco, indicou um relatório britânico. Praticamente todos os países presentes na lista publicada há sete anos pelo Economist Intelligence Unit, mesmo grupo da revista The Economist, conseguiram em 2006 pontuações melhores na maioria dos indicadores sobre desenvolvimento tecnológico usados para a análise.

O estudo utiliza cerca de cem critérios quantitativos e qualitativos, organizados em seis categorias, como a conectividade e a infra-estrutura tecnológica, o ambiente para os negócios, a adoção das novas tecnologias por empresas e particulares, a legislação e os serviços eletrônicos de apoio. O mais importante, em termos relativos e absolutos, são os maiores progressos no final da lista, o que representa uma redução na distância entre os países.

A Europa lidera a lista de preparação tecnológica para a era digital, com a Dinamarca em primeiro lugar (9 pontos em um total de 10), seguida por Estados Unidos (8.88), Suíça (8.81), Suécia, Reino Unido, Holanda, Finlândia, Austrália, Canadá, Hong Kong, Noruega e Alemanha. O Brasil melhorou sua pontuação, com 5.29, contra os 5.07 do ano passado, mas caiu da 38ª para a 41ª posição. O mesmo aconteceu com a Argentina, que passou dos 5.05 para os 5.27 pontos, mas caiu da 39ª para a 42ª colocação.

O Chile é o país latino-americano mais bem colocado e melhorou sua pontuação - passou de 5.97 pontos para 6.19 -, mas manteve a 31ª posição, na frente da República Tcheca, da Hungria e da Polônia. O México aumentou sua pontuação, de 5.21 em 2005 para 5.30, mas caiu três posições, ocupando a 39ª colocação.

A Venezuela é uma exceção entre os países latino-americanos avaliados, pois, além de cair três posições, também perdeu pontos, obtendo 4.47 em 2006, contra 4.53 no ano passado. O Peru subiu na classificação, com 4.44 pontos, ficando na 50ª posição, enquanto a Colômbia melhorou sua pontuação, com 4.41, mas perdeu três posições e caiu para a 51ª colocação.

O Equador também demonstra uma melhor preparação para a era tecnológica, com 3.88 pontos, ocupando a 58ª colocação, logo atrás da China, que obteve 4.02 este ano.