04 abril 2006

Biblioteca pública digital do brasileira chega a 14 mil títulos

Por Larissa Januário
em WNews
04 abril 2006

O Portal Domínio Público, biblioteca digital da Seed (Secretaria de Educação a Distância) do MEC (Ministério da Educação e Cultura), chegou aos 14 mil títulos em seu acervo em 2006. São 10 mil em arquivos de texto e 4 mil em outras mídias. Todo o acervo da biblioteca é constituído por obras de domínio público ou devidamente cedidas pelos autores ou detentores dos direitos autorais.

Atualmente, o portal conta com média de 41,4 mil visitas por mês, tem se consolidado como importante ferramenta educativa e de pesquisa. O acesso para consulta ao acervo pode ser feito por critérios tabelados (mídia, categoria, autor, título e idioma), nome do autor e por palavras.

No ar desde novembro de 2004, o portal é um ambiente virtual que permite a coleta, integração, preservação e compartilhamento de conhecimento. O objetivo é fornecer acesso às obras literárias, artísticas e científicas em textos, sons, imagens e vídeos. Paralelamente, o portal tem procurado reproduzir artigos e trabalhos acadêmicos relacionados à educação à distância.

Organizações internacionais, como o Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e a Opas (Organização Pan-Americana de Saúde), têm permitido a reprodução de seus estudos, artigos e publicações.

Além do Domínio Público, o MEC dispõe de outras ferramentas, como o Portal de Periódicos da Capes , com 9,5 mil títulos de textos completos, 105 bases referenciais e bases de patentes, e o Portal de Acesso Livre , que coloca à disposição de qualquer internauta a 1,05 mil publicações científicas brasileiras e internacionais de diferentes áreas do conhecimento, resumos de bases referenciais e de patentes, um banco com resumos de 175 mil teses e dissertações defendidas desde 1987 em instituições brasileiras ou por pesquisadores e estudantes brasileiros em universidades estrangeiras.

1 Comments:

At 05 abril, 2006 15:22, Blogger fernando_vilarinho said...

Boas!
bem-vindo!

 

Postar um comentário

<< Home