18 abril 2006

Blogsfera dobra a cada 6 meses

Por Alexandre Barbosa
em Estadão.com.br
18 abril 2006

A blogsfera, expressão que designa os web logs, ou simplesmente blogs - os diários da internet, praticamente dobra a cada 5,5 meses. A cifra é do portal de blogs Technorati, especializado nesse tipo de meio e indica que o número de diários online cresceram 60 vezes nos últimos três anos.

O site divulgou nesta semana os números de um levantamento recente e que indicam que são criados cerca de 75 mil novos blogs diariamente, praticamente um novo blog a cada segundo. Muitos são abandonados em pouco tempo, mas cerca de 13,7 milhões de blogueiros fazem de seus diários um hábito, mantendo seus relatos e comentários até 3 meses após sua criação. Em outubro do ano passado, quando a Technorati acompanhava 19 milhões de blogs, esta cifra era de apenas 10,4 milhões. Atualmente o site acompanha a atividade de 27,2 milhões de blogs.

O instituto Pew Internet, que analisa o impacto da tecnologia nos hábitos dos norte-americanos, estima que cerca de 11% dos internautas, ou cerca de 50 milhões pessoas, são leitores regulares de blogs.