03 abril 2006

MEC lança observatório acadêmico na Internet

Por Larissa Januário
da WNews
03 abril 2006

Começa a funcionar a partir deste mês o projeto-piloto do Observatório da Inclusão Educacional e Tecnologias Digitais, que oferecerá aos internautas acesso gratuito a conteúdos desenvolvidos por universidades públicas brasileiras. O projeto permite ainda que professores universitários publiquem outros conteúdos acadêmicos na Web. O portal já está liberado para acesso, mas o lançamento oficial está previsto para maio.

A partir desta segunda-feira (03/04), a SESu (Secretaria de Educação Superior) do MEC enviará, via Web, o kit de software a cada um dos técnicos selecionados pelas universidades para o cadastramento dos professores interessados em colocar seus conteúdos no projeto. O professor será cadastrado por meio do CPF e poderá deixar à disposição, em sua página virtual, ligada ao observatório, currículos, jornais, cursos, artigos e livros.

Também conhecido como Portal Mundo Acadêmico o projeto foi desenvolvido ao longo de dez anos pela Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) e pela UnB (Universidade de Brasília) em software livre. Assim, o código do portal de publicação será aberto a adaptações pelo usuário. Agora, o portal está sob o comando da SESu, em parceria com a Seed (Secretaria de Educação a Distância) e a Unesco.

Segundo o MEC, o projeto é dividido nos módulos Portal de Busca, Sistema de Publicação e Padrão de Indexação. O Portal de Busca traz resultados de pesquisa de conteúdos desenvolvidos em instituições de educação superior. O Sistema de Publicação fornece infra-estrutura para que os professores criem páginas acadêmicas. Já o Padrão de Indexação permitirá tornar os conteúdos já existentes disponíveis a partir do portal de busca.

A iniciativa contará inicialmente com a participação de 15 universidades federais: de Brasília, Paraná, Rondônia, São Carlos (SP), Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pelotas e Santa Maria (RS), Goiás, Amazonas, Piauí, Amapá, Pará, Fluminense (RJ) e Rural do Rio de Janeiro