10 abril 2006

Número de páginas online dobra em 2 anos

em IDG Now!
10 abril 2006

O serviço de medição online Netcraft contabilizou mais de 80 milhões de páginas publicadas na internet mundial. Em medição feita referente ao mês de março, a companhia registrou 80.655.992 sites, crescimento de 3,1 milhões de endereços virtuais frente ao número de abril.

Ao quebrar a barreira dos 80 milhões de páginas, a NetCraft afirma que a internet dobrou de tamanho nos últimos três anos. Em abril de 2003, a mesma pesquisa apontou que a web tinha 40 milhões de páginas.

Para realizar o estudo, a NetCraft manda requisições para todos os servidores online pedindo referências sobre as páginas armazenadas. Com isso, além de contabilizar os sites, a empresa mede o uso das diferentes ferramentas para servidores.

Além do recorde, o principal destaque na pesquisa é aumento da participação dos servidores com sistema operacional Windows Server 2003, que cresceu 4,7% em referência ao mês anterior e diminui a diferença para o sistema Apache, que viu sua participação cair 5,98%.

De acordo com a NetCraft, a instabilidade teve como causa a mudança de um grande registrar (órgão responsável pelo registro de domínios), o GoDaddy.com, de um servidor em Apache para um com o sistema da Microsoft. A migração levou 4,4 milhões de novos endereços para o Windows Server 2003.