19 abril 2006

Porto Alegre recebe 7º Fórum Internacional de Software Livre

em Terra Tecnologia
19 abril 2006

Começou, nesta quarta-feira, a sétima edição do Fórum Internacional Software Livre, que reune no centro de eventos da FIERGS, em Porto Alegre, mais de quatro mil participantes interessados em discutir os avanços, as novidades e as estratégias do segmento. Até sábado, uma extensa programação de palestras e debates abrange 16 categorias, incluindo desenvolvimento, banco de Dados, desktop, inclusão digital, jogos livres e multimídia.

A abertura oficial do evento será às 15h, mas uma série de pré-eventos movimenta a comunidade. A maioria dos encontros é organizada por seus próprios integrantes dos grupos de usuários. Nesse leque, entram palestras com títulos "Como implantar tecnologia IP usando Asterisk", "Linux para seres humanos", "Software Livre no combate à pornografia infantil na Internet", "Computador para todos: os próximos passos", "As mulheres do Software Livre" e "Software Livre no Nintendo DS".

Entre os palestrantes, destacam-se Richard Stallman, criador da Licença Pública Geral (GPL) e um dos pioneiros do Software Livre. Na quarta-feira, a partir das 19h, ele vai participar de um debate sobre "Comunidade, filosofia e cultura livre". Na sexta, a partir das 16h, Stallman vai falar sobre a terceira versão da GPL. Além disso, estarão no evento Marcelo Tosatti, mantenedor do núcleo do Linux, Miguel de Icaza, fundador dos projetos GNOME e Mono, e Randall Schwartz, um dos principais desenvolvedores da linguagem Perl.