08 abril 2006

Rio de Janeiro amplia projeto "Município Digital"

Por Larissa Januário
da WNews
07 abril 2006

O projeto Município Digital, iniciado em 2005 na cidade fluminense de Piraí (RJ) e que já foi estendido para mais seis municípios, será ampliado mais uma vez. Segundo Franklin Monteiro, coordenador da idéia, a iniciativa levará acesso à Internet banda larga sem fio para mais 13 municípios a noroeste do estado ainda este ano.

Franklin conta que atualmente o programa atende à 1,5 milhão de pessoas nas cidades de Piraí, Rio Claro, Vassouras, Barra do Piraí, Rio das Flores e Nova Iguaçu, região batizada de corredor digital, que está em fase de conclusão. "Com a inclusão dos 13 municípios da região noroeste mais 1,5 milhão de cidadãos devem ganhar acesso à Web sem fio", antecipa Rezende.

Atualmente o Município Digital conta com o apoio do Governo do Estado do Rio e da APREMERJ (Associação dos Prefeitos dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro), além de parcerias com empresas privadas como Intel e com a CNM (Confederação Nacional dos Municípios). "O Governo Federal por meio do MCT (Ministério da Ciência e Tecnologia) e do Ministério das Comunicações deverá liberar recursos que estão pré-aprovados", informa.