07 abril 2006

Rússia e China são os maiores piratas de produtos, direitos autorais e serviços

Por Grant Gross
em IDG Now!
7 abril 2006

Um grupo de juízes norte-americanos divulgou o nome de seis países, incluindo China e Rússia, que serão monitorados de perto por problemas com pirataria e desrespeito a direitos autorais.

Na lista do Conselho Internacional do Congresso AntiPirataria de 2006 constam ainda o México, Canadá, Índia e Malásia. O anúncio da lista de observação é uma tentativa de chamar a atenção para a pirataria em países onde se atingiu "níveis alarmantes", disse o grupo em um anúncio.

"A pirataria internacional é apenas um jeito barato de se roubar em uma escala global", disse o senador Gordon Smith, co-presidente do grupo, em um documento. "Governos têm a obrigação de quebrar o roubo sistemático de propriedade intelectual dentro de suas fronteiras. Estancar a hemorragia nas finanças norte-americanas é crítico para relacionamentos econômicos de sucesso com outros países".

O grupo político se focará na pirataria de conteúdo protegido na China e na Rússia, graças ao "escopo e profundidade" do problema nestes países. A pirataria em ambos os países custam cerca de quatro bilhões de dólares às companhias norte-americanas, e tem como causa "uma grande falta de políticas que confrontem o problema", continuou o documento.

O anúncio da lista de observação chega quando o governo dos Estados Unidos planeja fechar negociações com a China a partir da próxima terça-feira. A pirataria será um dos tópicos discutidos.

Uma porta-voz da embaixada chinesa em Washington não retornou imediatamente uma ligação atrás de comentários.

A Rússia está trabalhando duro para consertar problemas com quebra de direitos, e o parlamento russo trabalhou em combater a pirataria em audiências neste ano, disse uma porta-voz da embaixada russa. "Nosso governo considera o problema da pirataria muito sério", disse Yevgenniy Khorishko. "Sabemos do problema, e estamos fazendo o possível".

O grupo do congresso afirma que a China está "afogada" em bens pirateados. Quando depósitos ou ambientes de armazenamento para material pirateado são encontrados pela polícia, os produtos são destruídos, mas os donos recebem apenas pequenas multas, disse o grupo. Alguns provedores de internet chineses se tornaram depósitos online para materiais digitais pirateados, acrescentou o documento.

A Rússia conta com 47 plantas de manufatura de discos ópticos que têm material pirateado, acusa o grupo. O país também é responsável, talvez, pelo maior site pirata da web, com investigação negada pelas autoridades russa, continuou o grupo.

No Canadá, a pirataria está crescendo, com camelôs vendendo bens falsificados. O país está se tornando a principal fonte de filmes pirateados pelo uso de câmeras digitais em cinemas, disse os advogados. Software piratas estão amplamente disponíveis em lojas de venda, e as leis de comércio do Canadá permitem que bens pirateados chegam de outros países.

1 Comments:

At 18 abril, 2006 13:49, Anonymous Anônimo said...

Meu querido colega...A-DO-REI seu blogger!!!!Parabéns. Nós dessa categoria precisamos de pessoas como vc. Meu Deus! Falo como quem tem 20 anos de carreira...Abração!!
Si

 

Postar um comentário

<< Home