26 maio 2006

Berners-Lee defende neutralidade e abertura da Internet

Por Jeremy Kirk
em IDG Now!
25 maio 2006

Tim Berners-Lee, cientista da computação responsável pela criação da World Wide Web condenou a movimentação dos provedores de acesso em banda larga dos Estados Unidos no sentido de controlar o conteúdo de seus usuários, declarando que isso ameaça o maior trunfo da Internet: sua liberdade e abertura.

Na visão de Berners-Lee, a regulamentação da internet é necessária, mas deveria ser mínima. Ele disse que os esforços para controlar conteúdos podem causar impacto em outras áreas como decisões de voto e o desenvolvimento da democracia.

"Espero que os Estados Unidos tomem a decisão certa, pois há uma vala grande de opiniões sobre a neutralidade da web" disse Berners-Lee durante a 15ª Conferência World Wide Web, realizada esta semana na Escócia.

Os legisladores norte-americanos estão considerando leis para a neutralidade da rede obrigando as empresas de banda larga a oferecer o mesmo nível de serviço para qualquer tipo de conteúdo.

Na semana passada, membros da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos apresentaram um novo projeto de lei, chamado de Lei de Liberdade e Não-descriminação da Internet. Por meio da lei, se os provedores de banda larga oferecerem um serviço de qualidade avançada a um determinado conteúdo, devem fazê-lo para outros conteúdos, sem cobrança adicional.

A neutralidade da internet conta com o suporte de grupos de consumidores, mas muitas operadoras de telecomunicações se opõem à legislação afirmando que tal decisão pode aumentar o custo do acesso rápido à internet.

A tentativa de diferenciar serviços pelos ISPs (Internet Service Providers) não funcionou muito bem no passado e muitos provedores não tiveram muito sucesso tentando sujeitar usuários a pagamentos adicionais na área de conteúdo online, afirmou Berners-Lee.

Em geral, Berners-Lee disse que a Internet está envenenada por um grande pacote de mudanças em seu uso e suas habilidades. Comparada à evolução dos veículos e da televisão, a Internet é um espaço muito mais abstrato com alto potencial de inovação.

"Há um grande número de mudanças por vir", disse Berners-Lee. "Se você olhar 20 anos para trás... vai perceber que estamos em um estágio embrionário da Web em muitos pontos de vista".

Berners-Lee está envolvido com o desenvolvimento da "Web Semântica", que permite que máquinas inteligentes interpretem dados e façam um roteamento dos mesmos de uma forma intuitiva para os usuários.

A Web Semântica incorpora uma linguagem de tagging chamada Resource Description Framework para descrever dados, da mesma forma como o HTML (Hypertext Markup Language) é usado para documentos.