11 maio 2006

Biblioteca virtual recebe 20 mil visitantes diários

Por Larissa Januário
em WNews
10 maio 2006

A BibVirt (Bblioteca Virtual) recebe cerca de 20 mil visitantes por dia. O site conta com um acervo que inclui textos integrais de mais de 200 obras da literatura brasileira, coleção de livros do Telecurso 2000, literatura estrangeira, artigos, documentos e imagens.

Além de todo conteúdo literário, o visitante encontra acervo de vozes que relatam episódios importantes da história brasileira e mundial, como a Revolução de 30, Revolução de 32, Segunda Guerra Mundial, o Brasil nas Copas do Mundo, Bossa Nova, Poetas e Escritos, entre outros temas. Em parceria com o projeto Gutenberg oferece ainda download gratuito de mais de 10 mil obras, em 16 diferentes idiomas.

A BibVirt complementa seu conteúdo com novas obras, vídeo documentário, programas sobre educação ambiental e novos livros falados para deficientes visuais. Os internautas agora podem assistir aos programas da série "Direto das Praias" sobre a educação ambiental desenvolvida no litoral norte de São Paulo.

Além disso, o site também disponibiliza o vídeo documentário "Pipas no Ar" que aborda inclusão sexual e direitos humanos com portadores da Síndrome de Down e cinco novos livros falados, totalizando 32 obras para deficientes visuais. Outra novidade é o Espaço Voluntário onde o internauta pode deixar sugestões de obras para publicação.

O projeto é uma iniciativa da Escola do Futuro da USP, núcleo de pesquisa da Universidade de São Paulo, que tem como principal atividade a investigação das novas tecnologias de comunicação aplicadas à educação.