12 maio 2006

China lança sua própria "Wikipedia"

Por Alexandre Barbosa
em Estadão.com.br
12 maio 2006

O princípio da Wikipedia, em que as pessoas editam verbetes de forma colaborativa, fez com que a enciclopédia online ultrapassasse nomes tradicionais como a Britannica em número de verbetes.

Com versões em 10 idiomas - inclusive em português e japonês - o serviço não contava com algo que atendesse aos cerca de 111 milhões de internautas na China, até porque seu caráter libertário o lista entre os endereços proibidos pelo governo Chinês.

E talvez continue assim. O portal de buscas chinês Baidu anunciou que irá criar uma versão própria de enciclopédia com o mesmo princípio colaborativo. Chamado Baidupedia, seu conteúdo deve estar sujeito à forte censura imposta pelo governo daquele país.

Vale lembrar que até 2005, quando a Wikipedia entrou no índex de sites proibidos, o serviço era muito popular entre os internautas chineses.

Entre as restrições do novo serviço está a proibição de ´incluir qualquer avaliação negativa do sistema político atual´, ´atacar as instituições governamentais´ e ´promover uma visão negativa da vida´.

Usuários que querem postar tópicos na Baidupedia precisam antes fazer um cadastro e fornecer dados pessoais.