10 maio 2006

Grupo Abril vende 30% do capital a sul-africanos

Por Carlos Franco
em O Estado de S. Paulo
6 maio 2006

O Grupo Abril informou ontem que o grupo de mídia sul-africano Naspers comprou 30% do seu capital por US$ 422 milhões. A aquisição inclui os 13,8% que pertenciam ao fundo de investimento da administradora de recursos americana Capital International. Segundo o comunicado do Grupo Abril, trata-se do maior investimento no exterior feito pela Naspers.

A família Civita, dona da Abril, permanecerá no controle do grupo e do seu conteúdo editorial. "A Naspers terá assento no Conselho de Administração, mas não exercerá influência na gestão do negócio." O acordo envolve a holding Abril S.A., integrada pela Editora Abril S.A., editoras Ática e Scipione e a TVA . O comunicado lembra que o fechamento do negócio ocorreu num momento em que a Abril se preparava para abrir o capital, conforme documento enviado à Comissão de Valores Mobiliários no mês passado. "As negociações com o Grupo Naspers foram realizadas nas últimas três semanas, após um primeiro contato entre as partes em janeiro". A abertura de capital na Bolsa foi suspensa.

Segundo Koos Bekker, CEO da Naspers, o grupo sul-africano já conhecia a Abril há mais de uma década. "A transação está alinhada com a nossa estratégia de investir nas economias em desenvolvimento mais promissoras. O Brasil é um mercado atraente, onde o forte crescimento da economia irá dirigir também a expansão da mídia. Isso nos dá oportunidade de aplicar nosso 'expertise' nos vários tipos de mídias em outro mercado emergente para aprender e participar do seu crescimento." Em nota, Roberto Civita, presidente do grupo, diz que o acordo permitirá à Abril acelerar sua estratégia de diversificação de produtos. Uma fonte do grupo informou que a expectativa está, sobretudo, na área de internet, onde o Grupo Naspers tem feito investimentos altos.