10 maio 2006

O "Oscar" da Internet em 2006

em IDG Now!
9 maio 2006

O anúncio dos vencedores da edição 2006 do Webby Awards, prêmio concebido às páginas e serviços que se destacaram na internet durante o ano, foi ilustrativo da rapidez com que o mundo digital se move.

Em uma premiação que escolheu a rede social MySpace como "Revelação do Ano" e indicou a banda virtual Gorillaz como o "Artista Webby do ano", categorias apinhadas de nomes conhecidos, sites e atrações online de menor "fama" levaram o prêmio para casa.

Na categoria "Beleza e Comésticos", a L'Oréal viu um hotsite produzido pela empresa, chamado de Redken Haircolor, desbancar a própria página, além da de Giorgio Armani como a preferida tanto pelo juri como pela audiência.

O mesmo pode ser observado entre as páginas para "Eletrônicos de Consumo". A página da revista oficial do console Playstation Portable superou tanto a página da Sony Walkman e da Lenovo.

O Museu de Monticello, sobre a vida do ex-presidente norte-americano Thomas Jefferson, viu sua página superar grandes nomes, como a da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos e a da Nasa entre os sites de "Educação".

Entre as "Redes Sociais", a JDate, de encontros amorosos, foi escolhida frente ao Flickr e ao MySpace. Ambos os serviços, porém, não saíram de mãos abanando.

O Flickr levou dois prêmios - "Melhor Navegação" e "Melhor Uso" - e perdeu apenas no número de prêmio para o Google, que viu seu serviço Google Earth emplacar as categorias "Melhor Design" e "Melhor serviço para banda larga" e o Google Maps levar o de "Melhor Serviço".

A agência de notícia britânica BBC empatou com o serviço de fotos online, com dois prêmios - "Melhor Comunidade", pelo projeto online Digital Lives, e o de "Melhor Noticiário", desbancando o Guardian (que levou o prêmio de "Melhor Jornal") e o site fantasioso The Onion (ganhador da categoria "Humor").

O blog Post a Secret, vencedor de cinco categorias do Bloggies 2005, levou o prêmio de "NetArt" e o serviço de Podcasts do Yahoo desbancou serviços menores para levar o prêmio da categoria homônima.