31 maio 2006

Surge a folksonomia, uma nova forma de classificação virtual

em O Estado de S. Paulo
29 maio 2006

A prática de colocar tags nos conteúdos da internet é também conhecida como folksonomia. O termo, creditado ao arquiteto da informação Thomas Vander Wal, é uma mistura da palavra taxonomia com folk, que significa povo, em inglês.

"A folksonomia é um modo de as pessoas 'etiquetarem' objetos (páginas da web, fotos, vídeos, podcasts, essencialmente qualquer coisa que possa estar na internet) usando o seu próprio vocabulário para que seja fácil para elas encontrarem a informação outra vez", escreveu Vander Wal em seu blog www.personalinfocloud.com.

"A folksonomia é uma classificação social, fazendo com que outras pessoas que usem o mesmo vocabulário sejam capazes de encontrar o mesmo objeto", completou.

Outros tentativas de nomear o fenômeno incluem os termos "social tagging" ou - no caso do uso dos tags para compartilhar sites e favoritos - " social bookmarking".

Ao abrir espaço para uma classificação dos conteúdos a partir do ponto de vista de diferentes pessoas, permitindo que informações semelhantes tenham interpretações culturais distintas, acredita-se que as tags estejam preparando o terreno para um dos principais sonhos do pai da World Wide Web, Tim Berners-Lee: o do surgimento de uma web semântica.

Essa nova rede seria possível graças a "metadados" - informações de um arquivo legíveis apenas para os computadores - que permitiriam uma navegação e busca de dados baseada nos sentidos (semântica) das informações, e não mais em expressões de busca como é hoje.

Algo semelhante é o que vem propondo o pensador francês da cibercultura Pierre Levy. Para ele, o surgimento de uma tecnologia que amarre semanticamente todo o conhecimento produzido pelo homem acabará culminando no que chama de inteligência coletiva.