08 junho 2006

Bibliotecas virtuais e livrarias são prato cheio para estudantes

Por Edson Soares
em IDG Now!
2 junho 2006

Cultvox
Espécie de livraria virtual, a Cultvox comercializa e-books, ou seja, livros que você baixa no computador. Em formato PDF os arquivos podem ser lidos tanto no monitor como impressos. Uma sessão de obras gratuitas traz diversos exemplares da literatura brasileira e internacional. Um prato cheio para vestibulandos. Os exemplares vão de William Shakespeare a Euclides da Cunha. Também são oferecidas obras voltadas ao direito e à filosofia. É necessário informar um e-mail válido para ter acesso às obras.

BibVirt
A Biblioteca Virtual do Estudante de Língua Portuguesa (BibVirt) é um site colaborativo mantido pela Escola do Futuro, ligada à Universidade de São Paulo (USP). O endereço conta com livros de autores brasileiros, muitos deles exigidos pelos vestibulares, além de acervo do projeto Gutemberg. Trata-se de um projeto internacional que também oferece e-livros gratuitos e conta com cerca de 10 mil obras em suas línguas nativas ou traduzidas.O site oferece ainda livros do Telecurso 2000, streaming de livros falados, versões dos arquivos dos livros para serem vistas em palmtops, e documentários de temas especiais.

Virtual Books
Site conta com acervo de obras nacionais e internacionais clássicas para serem baixadas. Para os autores estrangeiros, como por exemplo, Edgar Allan Poe e Sigmund Freud, é possível ver as versões originais e as traduzidas. O site também traz links para a Bíblia, livros do espiritismo e histórias em quadrinhos.

Super Virtual
Apesar de um layout amador, o Super Virtual é um bom lugar para fazer buscas por livros. O site se auto define como o maior acervo de livros digitais gratuitos na web. O endereço não digitaliza conteúdos, apenas replica o que já está publicado na web, em sua grande maioria em domínios públicos. São mais de 400 mil arquivos disponíveis.

Biblioteca Online Sebrae
Neste site, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), oferece publicações gratuitas sobre empreendedorismo nas mais variadas áreas, com tecnologia da informação entre elas. Também é possível ouvir programas de rádio temáticos.