27 junho 2006

Debret e fotos roubados do arquivo geral do Rio

Por Clarissa Thomé
em O Estado de S. Paulo
22 junho 2006

Cerca de mil fotografias de Augusto Malta, toda a coleção de gravuras de Debret, 146 estudos do pintor Lucílio de Albuquerque, mapas, revistas e cartões postais foram levados do Arquivo Geral da Cidade, no centro do Rio. O material roubado dava para encher um caminhão, segundo o delegado federal Deuler Rocha, que investiga o furto, possivelmente cometido no feriado de Corpus Christi.

Os criminosos não arrombaram nenhuma das sete portas no trajeto até o acervo. O prédio não tem sistema de segurança e apenas três vigias, em turnos de 12 horas, cuidam do local.

A Polícia Federal pediu a lista dos pesquisadores que estiveram no arquivo nos últimos oito meses para tentar identificar possíveis mandantes. Esses nomes serão comparados com os de visitantes do Museu da Chácara do Céu, da Biblioteca Nacional e do Museu da Cidade, que também tiveram peças roubadas no último ano.

O sumiço dos bens foi notado na segunda-feira, quando uma foto de Malta não foi localizada. A diretora Beatriz Kushnir determinou uma varredura geral. Perceberam, então, a falta de 18 imagens de Augusto Malta, o fotógrafo oficial da prefeitura entre 1906 e 1936, exemplares da Revista Ilustrada, Revista da Semana e da revista Dom Quixote.

Por determinação da PF, as salas que guardam os bens foram lacradas. Na terça-feira, seis peritos passaram o dia recolhendo impressões digitais e fotografando a área do roubo. Ontem, após as salas serem reabertas para os funcionários, foi constatado o desaparecimento dos demais itens. "O valor é inestimável. As fotos, por exemplo, reconstituem o Rio do início do século 20", disse Beatriz.

Foram roubadas obras do segundo andar (iconografia) e terceiro (biblioteca). Nada simples de esconder. Os estudos do pintor Lucílio de Albuquerque, de 1940 a 1950, estavam em caixas de 1 metro de comprimento. Havia 87 pranchas de Jean-Baptiste Debret, reproduções de uma edição limitada a partir da coleção dos Museus Castro Maya, e 38 estereoscópios (técnica do século 19 em que duas imagens são colocadas lado a lado, criando visão em terceira dimensão).

Do acervo de 15 mil fotos de Malta, foram levados 19 álbuns. Segundo a PF, eram cerca de mil imagens. As fotos são assinadas e têm carimbo do arquivo ou anotações a lápis 6B, que deixam marcas, se apagadas. As imagens dos bens estão no site www.rio.rj.gov.br/culturas.

A diretora fez um apelo para que leiloeiros e colecionadores não negociem as obras. O assalto ocorreu 40 dias antes da instalação de um novo sistema de segurança.