08 junho 2006

Dicionários e tradutores de textos online abrem fronteiras na rede

Por Edson Soares
em IDG Now!
2 junho 2006

Michaelis
Dicionário virtual que permite busca rápida por significado de palavras e apresenta explicações sobre regras de acentuação, emprego da crase, divisão silábica, sinais de pontuação, uso de maiúsculas, pronomes de tratamento, nomes coletivos, vozes de animais e barulho de coisas, expressões em latim e em outras línguas e tabela de abreviaturas.

Dicionário da língua Portuguesa
A desenvolvedora Priberam, especializada nas áreas de tecnologias lingüísticas, de bases de dados jurídicos e de saúde, oferece na internet um dicionário gratuito da língua portuguesa. Um corretor ortográfico e sintático também permite verificar os erros em um texto.

Porto Editora
A Porto Editora, de Portugal, oferece um dicionário da língua portuguesa gratuito em seu site com as opções de consultas limitadas sem cadastro, consultas ilimitadas efetuando cadastro, e por assinatura que dá acesso a uma enciclopédia multimídia e um Atlas.

Babylon
O portal UOL oferece uma versão online gratuita desse tradutor e dicionário bilíngüe. O produto original é um software pago que instalado no computador permite ver o significado de termos em outras línguas com apenas um clique sobre a palavra.

Travlang
Site com dicionário bilíngüe do português para diversas outras línguas como inglês, francês, espanhol italiano, japonês, alemão e holandês.

Freedict
Dicionários bilíngüe do inglês para diversas línguas, como africano, dinamarquês, holandês, francês, italiano, japonês, norueguês, português, russo, espanhol, swahili, sueco, entre outras.


TRADUTORES DE TEXTO

World Linguo
Esse é um bom tradutor de textos online mesmo com todas as limitações que esse tipo de ferramenta possui, afinal por mais que haja algoritmos que adaptem as diferentes regras gramaticais dos idiomas comparados sempre há ironias ou sentidos subentendidos que uma tradução automática não conseguirá revelar. Traduz textos do português para diversas línguas ou o contrário.

Bússola Escolar
Permite traduzir textos do português para o inglês, e do inglês para o português ou outras línguas.

Yahoo Babel Fish
Ferramenta do tradicional portal e buscador da web que conta a opção de tradução de textos do português para o inglês ou francês, ou destas línguas para o português ou demais línguas.

Ferramentas de idiomas Google
Tradutor do conhecido buscador, traduz textos do português para o inglês, e do inglês para o português e outras línguas.

imTranslator.net
Permite traduzir textos do português para o inglês, e do inglês para o português e outras línguas.