19 junho 2006

Europa, África e Oriente Médio assinam acordo de TV digital

Por Reuters
em Terra Tecnologia
16 junho 2006

Mais de 100 países da Europa, da África e do Oriente Médio prometeram na sexta-feira migrar para transmissão digital de áudio e imagens em um plano que marca "o começo do fim" dos serviços analógicos na região. O acordo, anunciado pela União Internacional das Telecomunicações (ITU, na sigla em inglês), faz com que os países se comprometam a licenciar e apoiar transmissões digitais terrestres até 2015. A agência ligada à Organização das Nações Unidas (ONU) informou que isso permitirá som e imagens de alta qualidade, transmissão mais veloz de dados e novos serviços móveis sem fio como televisores portáteis.

Em comunicado divulgado após a conclusão de cinco semanas de conversas em Genebra, a ITU disse que a nova tecnologia permitirá o acesso e o uso de tecnologia de vídeo, áudio, Internet e dados multimídia a "qualquer hora e em qualquer lugar". O acordo não se aplica ao leste da Ásia ou às Américas, que podem optar por acertar seus próprios pactos regionais, mas cobre a Rússia e outros membros da Comunidade dos Estados Independentes (CEI), bem como o Irã.

O secretário-geral da ITU Yoshio Utsumi disse que a migração para o sistema digital deve envolver grandes custos de transição para grupos de comunicação e consumidores, que precisarão de decodificadores digitais para garantir a recepção do conteúdo depois que a transmissão analógica for descontinuada. Alguma assistência técnica será necessária para ajudar países pobres, especialmente na África, afirmou ele em entrevista coletiva. Muitos dos países se comprometeram a migrar para o sistema digital em 17 de junho de 2015, mas alguns pediram cinco anos a mais para a transferência de alguns serviços analógicos de transmissão.