27 junho 2006

Guita Mindlin, amiga dos livros, morre aos 89 anos

Por Beth Néspoli
em O Estado de S. Paulo
26 junho 2006

Depois de 70 anos de vida em comum, o empresário José Mindlin perdeu sua esposa Guita Mindlin, que morreu às 5h50 da manhã de ontem no Hospital Albert Einstein, de falência múltipla de órgãos, aos 89 anos. O corpo foi velado no próprio hospital e o enterro foi realizado ontem mesmo, no Cemitério Israelita de Vila Mariana.

Guita completaria 90 anos no dia 2 de agosto. Nascida em 1916, tinha 20 anos quando conheceu seu futuro esposo na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, ela caloura, ele formando. Dois anos depois, casaram-se. Formou-se em Direito em 1940, mas já então compartilhava com o marido a paixão pelos livros. Acabou se dedicando à preservação e restauração dos milhares de volumes que o casal adquiriu ao longo da vida."Ela sempre encorajou minhas extravagâncias na compra de livros, mesmo que isso significasse sacrifício doméstico", declarou Mindlin em entrevista na década de 80.

Guita especializou-se em encadernação e restauro. Na década de 70, em parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas, chegou a desenvolver uma máquina de reconstituir papel. Fundou ainda a Sociedade Brasileira de Encardenação e Restauro (SBE), apoiada pela Escola Theobaldo Nigris, entidade que formou na arte do restauro de livros 150 alunos em apenas cinco anos.