22 junho 2006

Inclusão digital ganha portal

em Agência FAPESP
19 junho 2006

Informações sobre as mais recentes iniciativas desenvolvidas em inclusão digital pelos órgãos governamentais estão reunidas em um novo serviço na internet. O Portal de Inclusão Digital, lançado pelo governo federal no último dia 6, traz notícias, documentos, dados sobre programas espalhados pelo país. Também estão disponíveis serviços de governo eletrônico focados para usuários de telecentros. A iniciativa é do Comitê Técnico de Inclusão Digital do Comitê Executivo de Governo Eletrônico. O site é gerenciado pelo Ministério do Planejamento , por meio da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI).

Segundo o secretário-adjunto da SLTI e coordenador do Comitê de Inclusão Digital, Rodrigo Assumpção, a idéia é suprir a grande demanda de diferentes setores da sociedade e do governo para a disponibilização de informações e documentos na área. "O portal sistematiza tais informações, permite a troca de experiências, o estudo e a comparação das iniciativas em andamento e, de posse desses dados, a tomada de decisões por parte dos agentes públicos e da sociedade", disse.

Segundo os responsáveis pelo novo serviço, em uma segunda etapa serão integrados os dados do Observatório Nacional de Inclusão Digital (Onid), que está realizando o cadastro de telecentros, centros de inclusão digital, infocentros ou outros espaços coletivos sem fins comerciais de uso de tecnologia digitais conectados à internet.