19 junho 2006

Japão lança e-paper de alta resolução

Por Martyn Williams
em IDG Now!
12 junho 2006

A empresa japonesa Seiko Epson desenvolveu um protótipo de display de papel eletrônico que oferece a maior resolução do mundo. A tela de 7,1 polegadas desenvolvida pela Seiko Epson tem aproximadamente o mesmo tamanho de um papel A6 (10,5 centímetros de comprimento por 14,8 centímetros de altura) e tem resolução de 1.536 pixels por 2.048 pixels, disse a companhia.

O papel eletrônico é um setor em alta para pesquisas de displays no presente. As telas são feitas em plástico, o que oferece a flexibilidade e fineza dignas de um pedaço de papel convencional. Desenvolvedores alegam que o dispositivo poderia ser usado para telas dobráveis para jornais. Como o material é digital, as notícias poderiam ser atualizadas em tempo real, com a inclusão até mesmo de vídeos.

O protótipo de tela combina diversas tecnologias que a Seiko Epson já havia desenvolvido, disse Alastair Bourne, um porta-voz da companhia. As tecnologias incluem chips de memória flexíveis, que podem ser integrados à mesma camada plástica do display e ainda dobram junto à tela. A tela é parcialmente baseada na tecnologia da E-Ink. Junto à Seiko Watch, as duas companhias começaram a vender no ano passado um relógio de pulso com display eletrônico flexível.

O novo protótipo não é apenas maior que os anteriores, mas também pode ser usado como um dispositivo ativo, o que permite a reprodução de imagens em movimento. A Epson diz que a tela do relógio não era capaz desta função.