08 junho 2006

Sites de educação oferecem serviços e notícias aos estudantes

Por Edson Soares
em IDG Now!
2 junho 2006

UOL Educação
Site do UOL dedicado à educação, condensa notícias e serviços voltados ao público estudantil. É possível ver informações sobre cursos no exterior, detalhes do vestibular, cursos de pós-graduação, estágios, entre outros tópicos. Serviços como "lição de casa" permitem aos internautas revisarem seus conhecimentos em diversas áreas do conhecimento.

Universia
Portal dedicado a estudantes e educadores, traz sessões dedicadas à busca de empregos, serviços sobre vestibulares, salas de bate-papo, notícias sobre bolsas e cursos, entre outros.

Terra Educação
Na linha do concorrente do UOL, este site aglomera informações com foco nos estudantes de diferentes níveis escolares, apesar da predominância de assuntos equivalentes ao ensino médio. Traz sessão interessante de donwloads de softwares de auxílio aos estudantes, como Google Earth e o gerador de gráficos matemáticos Archim.

HistóriaNet
Portal que traz textos detalhados de episódios da história nacional e da história geral. Com sessões interessantes que sugerem filmes, livros e exposições para aprofundamento dos temas relatados.

Nuvvo
Esse site em inglês funciona como uma comunidade de educadores online. Nele qualquer um pode criar um curso e/ou seguir outros. Já existem opções de cursos publicados em português e os temas trabalhados são os mais variados possíveis, indo desde Informática Básica até um curso sobre Star Wars. Há tanto opções pagas como cursos grátis. A versão gratuita da assinatura do serviço dá ao usuário 25 Megabytes para armazenar dados.

BBC Aprenda Inglês
A versão em português do portal da rede britânica da comunicação BBC traz uma ótima sessão de curso online de inglês. Há gravações de áudio, reportagens em inglês com a explicação do vocabulário, textos sobre regras gramaticais e ainda um serviço para tirar dúvidas. Ideal para quem está no nível iniciante ou intermediário.