22 junho 2006

Um panorama da observação crítica da mídia

Por Viviane Erazo
em Observatório da Imprensa
20 junho 2006

O Observatorio de Medios FUCATEL, com sede em Santiago do Chile, é um centro de estudos independentes cujo principal objetivo é a reflexão sobre as transformações sociais e o impacto público dos meios de comunicação nas modernas sociedades democráticas. Recentemente a entidade produziu um estudo intitulado "Panorama de la observacion critica de los medios de comunicación en America Latina", conduzido pela pesquisadora Viviana Erazo. Trata-se de uma investigação de fundo sobre iniciativas similares a este Observatório em funcionamento na América Latina. Na apresentação de seu trabalho, escreveu Viviana:

"Os meios de comunicação estão vivendo uma situação de crise que se manifesta na distância entre a informação oferecida e as demandas e expectativas da sociedade; na representação dos problemas por ela vividos; na invisibilidade de temas e atores ou legitimação de outros; nos modelos de construção de informação do jornalismo e dos meios; nos escassos mecanismos de controle e de auto-regulação; e na insuficiência de códigos de conduta explícitos que permitam a exigência de seu cumprimento por parte da opinião pública.

Diante desse cenário, acentuam-se as demandas da cidadania sobre a informação e os meios de comunicação e emergem instâncias a partir da sociedade civil que lançam um olhar crítico sobre os veículos e deles exigem um acerto de contas. Os observatórios, as veedurías, as defensorias do leitor, das audiências e dos telespectadores, assim como diversas outras iniciativas de vigilância dos meios instalaram-se na Europa e na América do Norte ao longo das últimas décadas. No último lustro, sugiram na América Latina experiências similares, geralmente vinculadas a movimentos de democratização social e que constituem espaços de expressão cidadã.

Dada a importância da observação e vigilância dos meios como estratégia válida de crítica e de intervenção com vistas à democratização das comunicações, à formação de receptores(as) conscientes e informados(as) e ao exercício da cidadania, pareceu-nos imprescindível produzir um estudo sobre as estratégias e resultados obtidos nesse sentido."

O resultado do estudo de Viviana Erazo, que teve Oliver Schmitt com assistente de pesquisa, pode ser baixado aqui, em espanhol – arquivo word, 1.074 KB.