22 junho 2006

Wikipedia começa a restringir edição de certos verbetes

em IDG Now!
19 junho 2006

Nem sempre a voz do povo é a voz de Deus e por isso a Wikipedia, enciclopédia virtual alimentada por artigos da comunidade de internautas cadastrados no site, começa a adotar medidas de restrição que colocam fim a festejada lógica do "todo mundo pode editar".

Em matéria recente do The New York Times foi revelado que a enciclopédia open source dá liberdade a um número limitado de administradores de exercer controle editorial. Ou seja, eles podem deletar artigos indesejáveis e proteger assuntos que geram discórdia entre a comunidade virtual e que são propícios ao "vandalismo". Os artigos sobre Einstein e sobre a cantora Cristina Aguilera são alguns dos últimos exemplos de textos que tiveram sua porta de edição fechada. Isso aconteceu após repetidas revisões parciais que disputavam o que deveria ser dito sobre as personalidades. Junto a eles, outros 179 assuntos tiveram a livre edição bloqueada.

Entretanto, o impedimento não é total, já que usuários que estão registrados na Wikipedia por ao menos quatro dias continuam tendo livre acesso à ferramenta. A medida visa a atingir os usuários que querem somente vandalizar. Fundador da Wikipedia, Jimmy Wales disse a reportagem do The New York Times que a política de restrição se estende a uma pequena fração de artigos do total de 1,2 milhões de textos na língua inglesa da enciclopédia, que também conta com acervos menores em outras línguas. Ele afirma que a idéia é promover a apresentação da informação com um ponto de vista neutro.

Ao contrário do que se pensa, a comunidade de admnistradores do site, espécie de editores voluntários, é formada por um grupo de apenas mil usuários em média. Distribuídos geograficamente pelo globo, esses editores virtuais em geral estão na casa dos 20 anos. Eles se comunicam por salas de bate-papo, páginas de conversa ligadas à cada entrada na enciclopédia e através de grupos de e-mails. Sua função é compartilhar a missão de fiscal contra o vandalismo virtual. Softwares customizados, criados por eles próprios, colaboram na tarefa de monitoramento das mudanças realizadas nos artigos.

A proteção está sendo adotada desde o início do ano. Em janeiro, por exemplo, um artigo sobre Bill Gates entrou pro grupo dos protegidos, sendo liberado poucos dias após o fim da onda de tentativas de entradas mal-intencionadas. Contundo, textos como o que descreve o presidente norte-americano George W. Bush continua com edição limitada por tempo indeterminado. A medida é em sua grande maioria temporária. Funciona como um intervalo de tempo para que termine a onda de vandalismo ou para que os usuários entrem em acordo sobre um determinado assunto. Consenso que pode ser alcançado através do próprio espaço para discussão que o site oferece em cada artigo.

Segundo dados do Nielsen/NetRatings apurados pela reportagem do The New York Times, a Wikipedia é o terceiro site de informações e notícias mais pesquisado da internet, ficando na frente de portais como o da CNN e do Yahoo News. A discussão acerca da exatidão dos artigos da Wikipedia não é nova. No ano passado uma matéria da publicação especializada em pesquisa e ciência Nature concluiu que o número de erros da enciclopédia virtual era pouco superior a da tradicional Enciclopédia Britânica, que questionou os resultados veementemente.