06 julho 2006

Capes lança base virtual com obras completas do século XVIII

em Informe Sergipe
28 junho 2006

Livros, ilustrações, revistas, cartuns, debates e idéias de importantes pensadores do século 18 poderão ser acessados pela comunidade acadêmica a partir desta quinta-feira, 29, por meio da internet. Obras de filósofos, como Emmanuel Kant, ou de cientistas políticos, como Adam Smith, estão disponíveis no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC). A Coleção Capes de Humanidades é constituída de 150 mil livros publicados no século 18. As obras são da Biblioteca Nacional Britânica, localizada em Londres, e foram digitalizadas por editora internacional para ser acessadas por meio eletrônico. São 33 milhões de páginas, com obras de literatura, artes, história, geografia, ciências sociais, religião, filosofia e medicina.

O lançamento da coleção foi realizado na Academia Brasileira de Letras (ABL), no Rio de Janeiro, na quarta-feira, 28. O vice-presidente da ABL, Cícero Sandroni, fez a abertura da cerimônia dando boas-vindas ao século 18. "Agora ficou mais fácil chegar lá", brincou. Para o acadêmico, a aquisição representa uma contribuição enorme para que os estudiosos estabeleçam uma ponte entre o passado e o futuro.

O presidente em exercício da Capes, Renato Janine Ribeiro, ressaltou que a nova base do Portal de Periódicos representa um investimento na educação e na pesquisa, que contribui para o desenvolvimento da sociedade brasileira. "É muito importante, porque estamos introduzindo um novo tipo de título que é o livro para a comunidade acadêmica", afirmou.

A apresentação da base foi feita pelo diretor de Programas da Capes, José Fernandes de Lima, que destacou as facilidades de busca e a importância de encontrar os textos no idioma original. Os livros são apresentados em inglês, francês, alemão e latim. "Temos que aumentar a visibilidade internacional da produção acadêmica brasileira. Essa base irá contribuir para que estudantes e pesquisadores das ciências humanas consigam publicar mais artigos científicos", disse. A presidente da Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias (CBBU), Sigrid Weiss Dutra, acrescentou que seria inviável reunir tal acervo de forma física. "As humanidades terão informação valiosa para ampliar seu desempenho."

Da cerimônia participaram o diretor de Políticas de Educação Superior do MEC, Godofredo de Oliveira Neto; o vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências, Carlos Eduardo da Rocha Miranda; bibliotecárias, representantes de área da Capes, professores, pesquisadores e estudantes.

Os usuários interessados em conhecer a base devem procurar as bibliotecas das universidades públicas e instituições privadas com cursos de pós-graduação avaliados com conceito igual ou acima de cinco. Para o doutor em filosofia e especialista em autores do século 18, Plínio Smith, a aquisição da base é fundamental para a área de ciências humanas porque faltam bibliotecas no Brasil. "O acesso à base muda o patamar da pesquisa em ciências humanas. Esses textos melhoram a qualidade da pesquisa", avalia.

A Tolerância, Intolerância e Liberdade no Século 18 foi o tema de discussão escolhido pelo acadêmico Sérgio Paulo Rouanet e pelo diretor de Avaliação da Capes e filósofo, Renato Janine Ribeiro, para celebrar a nova base de informações científicas. O iluminismo na Revolução Francesa, a liberdade, idéias desenvolvidas por autores daquela época como Rousseau, Montesquieu, Voltaire, Locke, Diderot e D'Alembert fizeram parte da exposição dos dois estudiosos. A apresentação poderá ser acessada no sítio da Capes a partir da próxima semana.