14 julho 2006

Mais de um bando atacou museus, diz delegada

Por Fabiana Cimieri
em O Estado de S. Paulo
11 julho 2006

A delegada da Polícia Federal Isabelle Vasconcellos disse ontem acreditar que "mais de uma" quadrilha especializada no roubo de obras de arte cometeu os furtos no Arquivo Geral da Cidade e na Biblioteca Nacional e o assalto ao Museu da Chácara do Céu, no Rio. Para ela, os quadros, gravuras e fotos roubados já têm destino certo, provavelmente o mercado internacional, onde têm valor muito mais alto do que no Brasil.

Ela não descartou a possibilidade de envolvimento do fraudador francês Michel Cohen no roubo de quadros de Pablo Picasso, Salvador Dalí, Claude Monet e Henrique Matisse da Chácara do Céu, Santa Teresa, no carnaval. "Achamos uma coincidência muito grande serem os mesmos pintores dos quadros usados em um golpe que o Cohen deu no mercado americano. Mas ele não tem histórico de roubo", observa Isabelle.

No caso da Chácara do Céu, a delegada disse acreditar que houve um mandante. "Acho que foi terceirizado, mas sabiam o que deviam levar", disse.


INTERNET

"Obras de origem ilícitas estão sendo vendidas pela internet", completou, acrescentando que existe uma demanda internacional por fotos do Rio antigo, como as que foram roubadas do Arquivo da Cidade e da Biblioteca Nacional.

Além do Museu da Chácara do Céu, a Polícia Federal foi ao Museu do Açude. Os dois juntos formam os Museus Castro Maya. A vistoria faz parte de um convênio entre a Delegacia de Meio Ambiente e Patrimônio Histórico e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), para aperfeiçoar a segurança nos museus ligados ao Ministério da Cultura. Ainda esta semana, a PF deve visitar os Museus Villa-Lobos, Histórico-Nacional e Nacional de Belas Artes.