14 agosto 2006

China planeja plataforma científica

Em Agência FAPESP
10 agosto 2006

A Academia de Ciências da China anunciou que pretende construir um grande sistema de gerenciamento de informações para integrar dados de 90 institutos de pesquisa espalhados pelo país. O projeto, chamado e-Science, prevê que nos próximos quatro anos dados dos institutos ligados à academia chinesa sejam inseridos em centenas de bancos de dados. Serão desenvolvidos programas específicos para que os pesquisadores envolvidos no projeto possam analisar os dados obtidos e reuni-los em uma única plataforma.

O objetivo da iniciativa, segundo o Centro de Informações em Redes de Computadores da academia, é resolver um problema da comunidade científica do país, em que informações de pesquisas feitas acabam isoladas e não compartilhadas. De acordo com o serviço de notícias SciDev.Net, o projeto tem custo estimado de US$ 62,5 milhões.

Para Luo Tiejian, um dos coordenadores da iniciativa, o potencial do e-Science é muito grande. O cientista da computação dá como exemplo o caso de um geólogo que queira construir uma representação do interior de um vulcão em erupção. Com o e-Science, esse pesquisador pode acessar rapidamente dados do exterior do vulcão e do interior de vulcões similares, o que ajudaria na hora de montar um modelo tridimensional.

Segundo representantes da Academia de Ciências da China, a plataforma, quando estiver concluída, deverá estar disponível gratuitamente a pesquisadores de qualquer instituição e ao público em geral.

***
Palavras-Chave: ; ; ; ;