22 agosto 2006

A informação é um espaço linear ou anárquico

Por Aldo de Albuquerque Barreto
22 agosto 2006

A socióloga holandesa Saskia Sassen, professora da Universidade de Chicago, EUA, profere a palestra de abertura do Seminário Internacional sobre "Desenvolvimento em questão", a realizar-se no Rio, neste final de agosto. O evento é promovido pelo IBICT e pela UFRJ.

A profssora Sassen doutora em sociologia tem visões fortes sobre as configurações da informação. Em entrevista ao Jornal da Ciência Impresso nº 581 de agosto de 2006 define a informação como:

"A informação é um espaço linear ou anárquico. O conhecimento tem uma arquitetura conceitual, e sabe disso - a refletividade do conhecimento."

Considera, a socióloga, um aspecto critico da idade contemporânea a "Era do Caos no universos da Informação".

Continua informando a professora: "Boa parte do que chamamos de informação e conhecimento foi produzida a partir de instrumentos culturais específicos, especialmente do Ocidente europeu. ....... no relacionamento da informação e o conhecimento com a inovação os grupos sociais, os povos, os setores de uma sociedade, cada um tem culturas e práticas que, em medidas variáveis, podem ser também transferidas ao espaço informático."

"Isso seria para mim um primeiro passo crítico: detectar e usar o que já existe - transformar certas práticas em capacidades informáticas. A questão do acesso às tecnologias e à competência técnica pode fluir daí. Começar pelo ensino de como usar os computadores e pensar que nisso está o potencial é realmente partir da cultura técnica que mencionei antes. Há que recuperar as capacidades e os conhecimentos que já estão ali e ver como podem ser transformadas em capacidades informáticas, em capital informático se o objetivo é maximizar o uso e a utilidade de tais tecnologias."

Fonte: fragmentos da entrevista da Dra. Sassen no Jornal da Ciência Impresso nº 581 de agosto de 2006. A entrevista deve ser lida em seu todo, pois é uma longa entrevista.


NOTA DO AUTOR

Não concordo com a definição de informação colocada acima. Creio que a informação pode estar em um espaço linear mais pode, também, estar em uma trajetória vagante e livre de textos entrelaçados e direcionados ao infinito. Ser um percurso de passos delirantes, sem destino certo ou explicações fáceis; um percorrer de labirintos de medusas entrelaçadas, mais sem anarquia ou caos. A informação institucionalizada é coerente e organizada.

Também não acredito quer que o computador e a cultura técnica, fatores intermediários na introdução do novo, resolverão o problema da inovação em contextos como o nosso. A apropriaçãodo conhecimento que pode gerar a difusão da inovação na sociedade está baseada no início detudo: no indivíduo e sua competência em assimilar a informação para proveito próprio e depois para disseminar na sua comunidade de convivência.