07 agosto 2006

Obra e vida de Monteiro Lobato ganham espaço na Web

Por Agência FAPESP
em WNews
1° agosto 2006

O escritor brasileiro Monteiro Lobato acaba de ganhar um novo site com o objetivo de divulgar informações a partir de fontes primárias de propriedade da família do autor e que foram arquivadas no Cedae (Centro de Documentação Alexandre Eulálio) do IEL (Instituto de Estudos da Linguagem).

Estão presentes trechos de livros, documentos de trabalho, fotos de família, desenhos e pinturas em aquarela feitos por Lobato, teses, dissertações e ensaios sobre o autor e até mesmo imagens digitalizadas de cartas enviadas por ele a amigos e a sua mulher Maria Pureza Natividade Gouvêa. Feito por pesquisadores do IEL, o site é resultado do projeto temático “Monteiro Lobato (1882-1948) e outros modernismos brasileiros”, que conta com apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e da FAPESP.

“Nossa proposta é modificar parte da cultura arquivística brasileira de pouca divulgação online de documentos. A publicação de arquivos na Internet em nada prejudica a importância dos documentos originais”, disse Marisa. “Isso é importante para fortalecer a noção de memória cultural do país, permitindo que outros herdeiros de autores importantes se lembrem que também podem contribuir nesse sentido.”

Segundo a professora do IEL, outro dos objetivos do site é levantar a questão dos limites dos direitos autorais de domínio público e privado, no que se refere a objetos culturais pertencentes à memória nacional. “É comum ouvir dizer que o brasileiro não tem memória. Mas isso ocorre pela dificuldade de acesso aos documentos que marcam essa memória. Consultá-los, infelizmente, tem sido privilégio de poucos”, ressalta.

Um arquivo com a árvore genealógica de Lobato e a descrição de toda a bibliografia disponível sobre o autor, que inclui literatura infantil e adulta, obras de referência, artigos publicados em periódicos e textos em jornais e revistas completam a lista de assuntos do site. “Esse amplo conteúdo abre espaço para que sejam projetadas novas pesquisas sobre Monteiro Lobato, sobre o modernismo paulista e sobre literatura infantil, de modo que o conhecimento passe a ser construído de forma mais sistemática”, disse Marisa.

***
Palavras-Chave: ; ; ;