09 agosto 2006

Pictograma de 7.000 anos pode ser ancestral da escrita linear

Por EFE
em Folha Online
4 agosto 2006

Uma tabuleta de barro com um pictograma que data do início do quinto milênio antes de Cristo, encontrada no sul da Bulgária, pode ser o protótipo da escrita linear, uma vez que é a peça mais antiga na Europa com essas características.

A tabuleta mede 7 centímetros de altura e 8 centímetros de largura, tem 1,3 centímetro de espessura e está dividida em cinco áreas, informou a imprensa búlgara. Cada setor, por sua vez, tem duas partes, com símbolos separados por linhas horizontais e verticais.

"No pictograma há um total de dez sinais divididos em cinco grupos. Podemos supor que há conceitos inteiros codificados em cada um dos campos", afirmou à imprensa o arqueólogo Nikolay Ovcharov.

Na tabuleta há um círculo, que os analistas interpretam como um símbolo do culto ao sol, e vários losangos e triângulos, que representam a deusa mãe e a fertilidade. O desenho mais surpreendente, porém, é uma figura humana com um braço estendido que pode representar um sacrifício humano.

A tabuleta pode ter sido utilizada em atos religiosos, contendo instruções para os sacerdotes sobre a execução de determinados rituais. Os arqueólogos também lidam com a possibilidade de o pictograma poder ser o protótipo da escrita minóica linear A, considerada até agora a mais antiga da Europa.

A peça foi doada ao arqueólogo recentemente por um empresário que a manteve em segredo em sua coleção particular por 20 anos.

***
Palavras-Chave: ; ; ; ;