14 agosto 2006

Site disponibiliza banco de dados com 1,6 milhões de nomes de animais

Por Reinaldo José Lopes
em Folha Online
10 agosto 2006

Já está on-line o protótipo do ZooBank, banco de dados cujo propósito é nada menos que reunir num único site, e de graça, todos os nomes científicos de espécies animais conhecidas pelo homem. A ferramenta já começa com quase 1,6 milhão de espécies em seu catálogo.

Segundo Andrew Polaszek, secretário-executivo da Comissão Internacional de Nomenclatura Zoológica, que coordena o esforço, a idéia é que, a partir de agora, todo novo nome de espécie passe a ser cadastrado no site para que seja cientificamente válido. "Continuaremos também a trabalhar retrospectivamente. No fim, teremos uma base completa", afirma.

Biólogos como o americano Edward O. Wilson disseram que a iniciativa é um passo crucial para entender e proteger a biodiversidade da Terra, ainda pouco conhecida (cerca de 16 mil novas espécies animais são descritas por ano). "Para especialistas, vai ser uma ferramenta de conveniência. Mas, para os que fazem estudos muito amplos, será um recurso mais importante e evitará erros básicos", diz Mário de Pinna, do Museu de Zoologia da USP.

***
Palavras-Chave: ; ; ; ;

1 Comments:

At 16 agosto, 2006 12:57, Blogger Lu OlhosdeMar said...

oi Jonathas, fui contactada por um dos anunciantes em seu blog, para anunciarem no meu tb. gostaria de conversar com vc sobre isto... meu email é cunha.lv@gmail.com. aguardo seu contao, um abraço.

 

Postar um comentário

<< Home