07 agosto 2006

Technorati contabiliza dois novos blogs por segundo

em IDG Now!
7 agosto 2006

No mesmo mês em que a "blogosfera" ultrapassou a barreira dos 50 milhões de endereços, o ritmo de crescimento de novos blog dobrou em comparação a meses convencionais, como mostra o estudo "State of the Blogosphere", divulgado nesta segunda-feira (07/08) pelo Technorati.

Segundo dados do sistema de buscas para blogs, foram criados cerca de 175 mil novos blogs diariamente durante julho, o que corresponde a, em média, dois novos diários por segundo no período.O número é o dobro em comparação à taxa registrada pelo mesmo levantamento do Technorati referente ao mês de abril.

Já a quantidade de posts publicados diariamente em julho ficou em 1.6 milhão de textos diários - média de 18,6 posts por segundo e aumento de 33% em relação à taxa referente a maio, de acordo com o Technorati.

Os 50,5 milhões de blogs registrados pelo Technorati atualmente representam um aumento de mais de 100 vezes pouco menos de quatro anos após o site começar a contabilizar os blogs online. Caso mantenha o ritmo, a “blogosfera” deverá atingir os 100 milhões de blog em fevereiro de 2007, segundo David Sifry, fundador e presidente do Technorati.

Sifry, no entanto, destaca que o alto ritmo de crescimento não significa crescente adoção pelos usuários. Cerca de 8% dos novos endereços indexados pelo sistema são blogs voltados ao spam, conhecidos tecnicamente como splogs, criados para que hackers consigam tráfego online.

A ação crescente dos "splogs" se reflete também no número de pedidos de indexação recebidas pelo Technorati - 70% delas são feitas a partir de fontes de spam já detectadas pelo serviço.

***
Palavras-Chave: ; ;