28 agosto 2006

Vídeo mostra como funciona o papel eletrônico

Por Larissa Januário
em WNews
28 agosto 2006


O site Plastic Logic, empresa inglesa desenvolvedora do papel eletrônico, exibe um vídeo de como será o jornal do futuro. Formado por circuitos eletrônicos adaptados ao plástico impresso, o epaper é considerado pelos criadores uma alternativa aos jornais atuais.

Segundo o vídeo, o papel eletrônico é como um display flexível e permite que o conteúdo visto na tela seja atualizado rapidamente. Além disso, o filme faz um comparativo entre o epaper e um monitor de LCD (Crsital Líquido) de um laptop . Enquanto o papel eletrônico não sofre abalos por levar sapatadas, a tela do notebook aparece trincada. Em outra tomada, o vídeo compara o peso de um jornal impresso com o do papel eletrônico. Enquanto o primeiro pesa aproximadamente 375 g, o segundo fica por volta dos 62 g.


BELGAS JÁ USAM E-JORNAL

Desde abril deste ano o jornal "De Tijd", da Bélgica, oferece a versão eletrônica da publicação, conforme adiantado pelo WNews. Pela bagatela de 400 euros, cerca de 200 assinantes recebem o e-jornal. Para utilizar o equipamento todos os dias o leitor tem de conectar o e-jornal a um dispositivo portátil com acesso à Internet e baixar o conteúdo atualizado. A atualização inclui imagens e sons e pode ser feita várias vezes ao dia e de forma automática se o leitor tiver acesso wireless.

A tecnologia do papel digital, desenvolvida pela E-Ink Corporation do Media Lab do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), reproduz textos por meio da eletrização de elétrons na sua tela branca. O dispositivo gasta pouca energia, 100 vezes menos que um monitor portátil e permite leitura em diferentes variações de iluminação, como em ambientes abertos ou fechados. Com capacidade de armazenamento de 244 MB o e-jornal oferece, em até um mês, todas as edições do jornal e mais 30 livros.

1 Comments:

At 02 setembro, 2006 10:36, Anonymous Renata said...

Jonathan, gostei muito da notícia do e-paper. Bem interessante!

Minha mãe é bibliotecária e me recomendou o seu blog. Está de parabéns! Os artigos são ótimos. ;)

Renata

 

Postar um comentário

<< Home