25 setembro 2006

Acesso ao livro é prioridade nacional

em Ministério da Cultura
21 setembro 2006

Escritores, livreiros, editores e bibliotecários estiveram nesta quinta-feira, dia 21 de setembro, no Palácio do Planalto, para entregar ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o 'Manifesto do Povo do Livro'. No documento estão reconhecidas as ações do Ministério da Cultura (MinC) e do Ministério da Educação (MEC) de incentivo ao livro e a leitura, em especial a importância do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL).

Durante o encontro, o presidente Lula falou da sua satisfação em receber representantes do mundo do livro que, em suas palavras, são "parceiros no esforço de dar ao livro e à cultura a justa participação no processo de emancipação social e humana do país".

O Presidente da República também reafirmou o compromisso do Governo Federal no sentido de priorizar ações e projetos destinados a fomentar o livro, a biblioteca e a leitura no país: "a democratização do acesso ao livro e à leitura requer consistentes programas estatais", disse em seu pronunciamento. Citou, por exemplo, a forte articulação entre o MinC e o MEC que resultou, inclusive, na recente criação da Câmara Interministerial de Educação e Cultura.

Ele destacou, ainda, alguns dos avanços dos últimos quatro anos como a instituição do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) e da Câmara Setorial do Livro e Leitura (CSLL), no âmbito do Ministério da Cultura; a desoneração fiscal do livro e a Lei do Livro (Lei nº 10.753/2003), que instituiu a Política Nacional do Livro.