19 setembro 2006

Biblioteca Mário de Andrade terá verba para acervo

em O Estado de S. Paulo
16 setembro 2006

A Biblioteca Mário de Andrade, de São Paulo, vai receber R$ 400 mil do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para recuperar seu acervo de jornais antigos. A instituição pretende fazer a microfilmagem dos cerca de 10 milhões de exemplares, alguns lançados durante a época da Província de São Paulo.

O repasse do BNDES faz parte do programa de Apoio à Preservação de Acervos, que destinará R$ 5,4 milhões para 20 instituições do País. Outras três instituições paulistas também serão contempladas (Instituto Butantan, Fundação Santos Dumont e Arquivo Histórico Félix Guisard Filho, de Taubaté).

No Rio de Janeiro, a Chácara do Céu e o Museu do Açude utilizarão os repasses do BNDES para instalarem sistemas de segurança de padrão internacional. Na Chácara do Céu foram roubados quatro quadros e um livro raro, em fevereiro. O projeto inclui a instalação de câmeras e alarmes antifurto e contra incêndios.

A direção da biblioteca Mário de Andrade também estuda instalar um sistema de segurança após descobrir o furto, na semana passada, de mais de 100 gravuras do século 19 e um livro raro de 1501. 'Estamos fazendo um estudo para melhoria da segurança, para troca das portas e instalação de câmeras. Seria ótimo poder contar com a ajuda do BNDES, mas as medidas com relação à Mario de Andrade estão sendo tomadas, independentemente desse edital', afirmou o secretário de Cultura da Prefeitura de São Paulo, Carlos Augusto Calil.