18 setembro 2006

Biblioteca pessoal de Saramago poderá ser vista na internet

Por Lusa
em Folha Online
14 setembro 2006

A biblioteca particular do escritor português José Saramago, que fica em Lanzarote (Espanha), com mais de 20 mil exemplares, além de manuscritos pessoais, vai poder ser consultada na internet.

A disponibilidade do acervo particular do escritor português foi acordada em um convênio assinado nesta quinta-feira com a Universidade de Granada. Em um primeiro momento, a biblioteca de Saramago estará no site da universidade e, posteriormente, ganhará um endereço próprio na web.

O reitor da Universidade de Granada, David Aguilar, disse em uma coletiva de imprensa que uma equipe de bibliotecários da universidade já trabalha no processo de catalogação e digitalização dos materiais, com a meta de disponibilizar 1.800 exemplares.

Saramago disse sentir "um carinho especial" pela sua coleção, afirmando que ela contém livros que começou a recolher quando tinha 18 anos e "com dinheiro emprestado".

No passado, os primeiros livros ganharam lugar de honra numa estante na casa dos pais do escritor, "onde não havia um único livro", e ocupam agora "lugar privilegiado" na sua biblioteca em Lanzarote, conta o vencedor do Nobel de Literatura de 1998.

O autor de "O Evangelho Segundo Jesus Cristo", "Memorial do Convento" e "Ensaio Sobre a Cegueira", entre outros, diz que "não é uma grande biblioteca". "Não tive o privilégio de herdar, como é o caso de outros escritores. Por isso, estou profundamente agradecido [pelo projeto da universidade]", disse.

Um dos aspectos mais importantes da iniciativa, segundo Saramago, será o fato de servir como vitrine para escritores desconhecidos ou que só puderam ver a sua obra em edições limitadas.

Pilar del Rio, mulher do escritor português, destaca também a raridade do conteúdo do acervo dizendo que, em suas viagens, vários escritores deixaram com o casal exemplares de seus livros, muitos dos quais sem alcance mundial e com impressão restrita.