04 setembro 2006

Cidade ganha hoje mais um espaço para poesia

em O Estado de S. Paulo
2 setembro 2006

À moda da Casa das Rosas, na Avenida Paulista, a cidade ganha hoje uma biblioteca dedicada à poesia. A Biblioteca Alceu Amoroso Lima é a primeira de sete bibliotecas temáticas que a Secretaria Municipal de Cultura vai espalhar pela cidade até o fim do ano: as de arquitetura e urbanismo; cinema, cultura popular; ambiente; ciências; música; e contos de fadas. A idéia é recuperar prédios que funcionavam, na prática, como depósito de livros, transformando-os em pontos de encontro de pessoas com interesses artísticos comuns.

"Bibliotecas criadas ao longo dos últimos 30 anos em bairros de classe média, como Pinheiros, acabaram perdendo a atratividade", explica o secretário da Cultura, Carlos Augusto Calil. "A constatação é de que esses prédios, em bom estado, caíram em desuso, ao mesmo tempo em que bibliotecas da periferia, que funcionam precariamente, têm cada vez mais demanda."

Por isso, a secretaria trabalha primeiro pela recuperação dos prédios em bairros mais centrais, como o da Alceu Amoroso Lima, ao mesmo tempo que elabora um plano de modernização das bibliotecas nas periferias. Para pôr a de Pinheiros em funcionamento, por exemplo, foram gastos R$ 70 mil. Outros R$ 180 mil serão usados até o fim do ano numa reforma maior, principalmente na parte elétrica.

A curadoria da nova biblioteca é do poeta e professor Frederico Barbosa. Não por acaso, ele é também diretor da Casa das Rosas, que vive cheia de gente interessada em poesia, surpreendendo quem duvidava que os versos merecessem uma morada só deles na cidade. "Lá na Casa das Rosas, talvez por ela abrigar o acervo do (poeta) Haroldo de Campos, me dá a impressão de que ficou um espaço mais relacionado à expressão poética. Na nova biblioteca, queremos a moçada mesmo", diz Calil. Ele se convenceu de que a poesia merecia mais um espaço exclusivo na cidade depois de visitar o sarau da Casa das Rosas durante a Virada Cultural, em maio, que ficou lotado em plena madrugada.