11 setembro 2006

Museu em favela carioca terá réplicas do MoMA

Por Roberta Pennafort
em O Estado de S. Paulo
9 setembro 2006

O principal museu de arte moderna do mundo, o MoMA, de Nova York, enviará réplicas de algumas de suas obras mais importantes para exposição no Museu da Maré, o primeiro instalado dentro de uma favela no Brasil. A negociação é feita pelo Ministério da Cultura e ainda não há data definida para o envio.

José do Nascimento Junior, diretor do Departamento de Museus e Centros Culturais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, disse que a idéia surgiu de um encontro com a colecionadora Frances Marinho, membro do Conselho do MoMA. "Ela ficou empolgada quando contei sobre o Museu da Maré." O diretor ainda não sabe quais réplicas serão enviadas. Ele Explicou que a exposição faz parte de um projeto do MoMA, do qual o Museu da Maré será o primeiro a participar, para difusão do acervo em nível mundial.

Nascimento acredita que a mostra é uma forma de democratizar a cultura. Afinal, a população das 16 favelas que compõem o complexo da Maré, zona norte do Rio, não teria condições de visitar o MoMA. Aberto em maio, o Museu da Maré expõe fotografias e objetos que contam como surgiram as comunidades do complexo.