11 setembro 2006

Prefeitura divulga lista de obras furtadas da biblioteca Mário de Andrade

em Folha Online
7 setembro 2006

A Secretaria de Cultura de São Paulo divulgou nesta quinta-feira uma lista parcial com as obras raras furtadas do acervo da biblioteca Mário de Andrade. Foram levadas gravuras do artista francês Jean Baptiste Debret e do alemão Johan Moritz Rugendas, além de um livro de 1501.

O furto foi descoberto na quinta-feira passada, quando o diretor da biblioteca, Luis Francisco Carvalho Filho, pretendia mostrar o acervo à curadora de uma exposição no Centro Cultural Banco do Brasil, interessada no empréstimo de algumas obras.

Entre as obras furtadas está o livro "Souvenirs do Rio de Jeneiro", com 12 gravuras do artista Johann Jacob Steinmann, de 1839. O livro contém imagens do bairro de Santa Teresa, da praia Vermelha, Botafogo e Nova Friburgo, entre outras.

Também foi constatado o furto de três gravuras de Karl Hermann Konrad Burmeister, retratando cenas de Minas Gerais. As gravuras foram recortadas com estilete de um volume que contém outras 11 imagens.

Da obra "Voyage pittoresque et historique au Brésil", de Debret, foram retiradas 38 litografias. Do livro "Malerisches Reise in Brasilien", de Rugendas, foram levadas 58 litografias retiradas.

Apenas três pessoas, segundo a biblioteca, têm acesso às chaves da sala onde e os armários onde ficam guardadas as obras raras. Um deles já foi ouvido pela polícia. Os outros devem depor nos próximos dias.


REFORMA

Em novembro será iniciada uma reforma na biblioteca para modernização das instalações. O procedimento já estava previsto antes do furto e prevê a instalação de um sistema de filmagem e controle de entrada e saída de visitantes, o que não existe hoje.


RIO

Em junho, o Arquivo Geral da Cidade, no Rio, também constatou o furto de obras de Debret. Segundo a prefeitura, 87 pranchas de gravuras do artista foram levadas, além de uma coleção de 227 estudos do pintor Lúcio de Albuquerque.

Em fevereiro, quatro homens armados invadiram o museu Chácara do Céu, em Santa Teresa, centro do Rio, e levaram telas de Salvador Dalí, Pablo Picasso, Claude Monet e Henri Matisse.