11 setembro 2006

Projeto dá livros virtuais gratuitos aos mais pobres

Por Magnet
em Terra Tecnologia
6 setembro 2006

Um novo projeto da Universidade de Geórgia, nos Estados Unidos, coordenado por um dos especialistas de desenvolvimento de código aberto, Rick Watson, tem como objetivo levar informação a nações mais pobres através de livros virtuais gratuitos, que poderão ser baixados e impressos para distribuição.

"O modelo padrão de negócio para livros escolares simplesmente não funciona nesses países. Porque não juntar grupos de acadêmicos e seus estudantes para escrevê-los?", declarou o coordenador, que explicou que mesmo com as editoras normalmente cortando os custos de livros pela metade para países em desenvolvimento, em determinados locais um livro pode ter custo equivalente a um quinto do salário anual médio, como é o caso de Uganda.

Hoje o projeto conta com ajuda de cerca de 80 acadêmicos de diversos países, que contribuirão com a produção e tradução dos livros, realizada através de um sistema wiki, de edição aberta, que consagrou a enciclopédia virtual Wikipédia. O site, que a princípio deve ser viabilizado financeiramente através de doações, em algum tempo deve procurar patrocínio corporativo.

A partir de 2007, uma equipe de tradutores começará a passar o conteúdo existente para o espanhol, árabe e chinês, o que ampliará consideravelmente o alcance do projeto.

Por ser livre para colaborações, o projeto pode enfrentar problemas semelhantes aos vistos na Wikipédia, onde o vandalismo ou desconhecimento de textos publicados coloca em xeque a reputação de suas informações. Para este caso, qualquer edição realizada por pessoas que não sejam os acadêmicos registrados, será inserida em cor diferente, que mostrará ao leitor que aquele conteúdo não é tão confiável quanto o resto do texto.

Segundo o site NewScientistTech, além da versão online, que pode ser encontrada através do endereço globaltext.org, uma versão para download também será disponibilizada para os visitantes, que terão direito de imprimi-la para distribuição.

Um livro de XML completo já pode ser encontrado, em inglês, para visualização no endereço. Outros dois projetos estão em andamento, um deles versando sobre de sistemas de informação e o outro sobre fundamentos comerciais.