04 setembro 2006

Tesauro em Ciência da Informação é lançado

Por Manoel Palhares Moreira
em TCI
3 setembro 2006

O TCI foi elaborado como parte do trabalho de doutorado de Manoel Palhares Moreira, sob orientação da Profª. Doutora Maria Aparecida Moura na Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. O objetivo do trabalho deste doutorando era a criação de um ambiente semiautomatizado para construção de tesauros. Este ambiente prevê a existência de um tesauro já consolidado para comparações relativas ao grau de atualidade e obsolescência dos termos e das facetas onde estes estariam. A área escolhida para os experimentos foi a Ciência da Informação.

Ao se buscar um tesauro em língua portuguesa neste contexto constatou-se uma lacuna em relação à atualidade. No Brasil, o tesauro disponível para esta área é o tesauro do IBICT, datado de 1989 e defasado frente à velocidade de atualização que sofre esta ciência.

A necessidade tornou-se um desafio. Era preciso gerar um tesauro, considerado ideal e capaz de suportar as necessidades de processamento do trabalho de doutorado. Entende-se por tesauro ideal a um tesauro capaz de retratar as diversas áreas de domínios de uma área e construído levando-se em conta as garantias literária, de uso e a estrutural. Neste trabalho, o tesauro construído em ciência da informação foi batizado com a sigla TCI (Tesauro em Ciência da Informação).

Optou-se através da junção e avaliação de tesauros existentes para a área, nesta e em demais línguas. A escolha dos tesauros que iriam servir de base à criação do TCI foi orientada pela legitimidade dos órgãos responsáveis por sua criação, por seu uso consolidado na comunidade usuária e pela disponibilidade de acesso aos mesmos. A metodologia empregada pode ser aplicada na construção de tesauros em outras áreas específicas a partir de tesauros existentes. Neste instante, será de grande valia conhecer o grau de obsolescência em que se encontram os tesauros existentes e os pontos em que isto mais se manifesta.

Foram então eleitos quatro tesauros: o tesauro da ASIS (American Society for Information Science) Thesaurus of Information Science and Librarianship (MILSTEAD, 1998), o tesauro DOCUTES -Tesauro de Ciencias de la Documentación da Universidade de León (DOCUTES, 2005) , o Tesauro en Biblioteconomía y Documentación do CINDOC - Centro de Información y Documentación Científica (CINDOC, 2005) e o Tesauro em Ciência da Informação do Instituto Brasileiro de Informação e Tecnologia (IBICT, 1989).

Este tesauro encontra-se publicado em http://www.inf.pucminas.br/ci/tci e espera-se que a segunda versão tenha participação da comunidade usuária através de contato possibilitado na própria página. Maiores detalhes da construção poderão ser obtidos na própria página ou na Revista DatagramaZero do mês de agosto de 2006.