11 setembro 2006

Uma viagem virtual pela história da independêcia e da monarquia

Por Rodrigo Martins
em O Estado de S. Paulo
11 setembro 2006

Até bem pouco tempo, pesquisar a história do Brasil requeria passar horas e horas na biblioteca à procura de verbetes em enciclopédias empoeiradas e com cheiro de mofo. Mas isso está mudando. Na semana passada, foi lançado um site que pretende contar a história brasileira da Independência e do período monárquico por meio de um de seus principais personagens: José Bonifácio.

Para quem não se lembra das aulas de história, José Bonifácio foi advogado, mineralogista e é considerado o Patriarca da Independência. Foi também o conselheiro do primeiro imperador do País, D. Pedro I, e tutor do segundo, D. Pedro II.

Na home page do projeto, José Bonifácio, é possível conhecer a biografia detalhada de Bonifácio e ter acesso a uma extensa pesquisa de textos, cartas, bilhetes e decretos assinados por ele. Todos os documentos são reproduções de originais da época, que foram escaneados digitalmente e colocados na internet.

Na página, há, por exemplo, o discurso lido por D. Pedro I em 7 de setembro de 1822, dia da Independência do Brasil. O texto foi escrito por Bonifácio. "Inclusive o grito 'Independência ou Morte' também passou pelo crivo dele", explica o sociólogo Jorge Caldeira, organizador do projeto.

Há ainda outros destaques como documentos preparatórios para a Independência, correspondências trocadas com D. Pedro I e II, projetos propostos na primeira Assembléia Constituinte, em 1823, e livros sobre mineralogia.

Para acessar esses documentos, basta fazer uma busca, digitando o assunto desejado. Há ainda textos produzidos pela equipe do site que servem como referência para o entendimento do conteúdo disponível.


COMO TUDO COMEÇOU

O resgate da memória do Patriarca da Independência surgiu na vida de Caldeira há cerca de 3 anos. Sociólogo conhecido - já publicou biografias de personagens históricos como Barão de Mauá -, ele terminava de organizar uma coleção de livros sobre as personalidades que "formaram o Brasil."

Foi então que se deu conta de que a vida de José Bonifácio daria "caldo" para mais do que apenas um livro.

A partir daí, Caldeira idealizou o projeto de disponibilizar na internet a vida de Bonifácio. "É uma documentação útil para pesquisadores, professores e alunos. Todos poderão ter acesso a coisas que, normalmente, ficam trancadas em museus e a que, dificilmente, se tem acesso."

Segundo Caldeira, são mais de 2 mil documentos disponíveis na página. "E não foi fácil reunir tudo isso", diz. "Foram dois anos de pesquisa e uma equipe de 60 pessoas, que se dividiram entre procurar, digitalizar e disponibilizar na internet os documentos."

Somente na procura de documentos, foram necessários 20 historiadores. "A documentação estava espalhada por diversos museus e bibliotecas nacionais e internacionais. Viajamos por todo o País e por países como Portugal, França e Espanha."

Com tanta coisa reunida, a web se confirmou como a alternativa mais viável para disponibilizar os achados. "Se fôssemos publicar em papel, seriam necessários nada menos do que 34 livros com 300 páginas cada um. Não teria como", diagnostica.