16 outubro 2006

Coletânea online reúne textos raros de Hélio Oiticica

em IDG Now!
9 outubro 2006

Mais de 5 mil páginas de artigos do artista carioca Hélio Oiticica (1937-1980) estão disponíveis em uma coletânea online gratuita, pela primeira vez, na coletânea 'Seguindo Fios Soltos: caminhos na pesquisa sobre Hélio Oiticica'.

O trabalho organizado por Lisette Lagnado, doutoranda em filosofia estética pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo, reúne textos de pesquisadores de cinco países com foco na produção do artista na década de 1970.

A coletânea é uma edição especial da Revista do Fórum Permanente, que integra a Incubadora Virtual de Conteúdos Digitais do Programa Tecnologia da Informação no Desenvolvimento da Internet Avançada (Tidia), da FAPESP.

A publicação também tem relação com a 27ª Bienal de Arte de São Paulo, que foi aberta ao público no sábado (07/10). A base teórica desta edição da Bienal está fundamentada nas obras de Oiticica, do filósofo e crítico francês Roland Barthes (1915-1980) e do poeta e cineasta belga Marcel Broodthaers (1924-1976).

A coletânea digital reúne pesquisas inéditas e republica textos importantes, mas que tiveram pouca circulação. A proposta, segundo a organizadora, é criar uma referência acessível e gratuita sobre a obra de Oiticica.