16 outubro 2006

Endereços novos na internet

em Agência FAPESP
4 outubro 2006

Mais opções para os pontos br. Quatro novos domínios estarão disponíveis a partir deste mês na internet brasileira. Os endereços serão usados para serviços específicos de blogs, fotologs, videologs e páginas wiki.

O anúncio foi feito pelo Núcleo de Informação e Coordenação do “.br” (NIC.br), que implementa decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), responsável por coordenar e integrar as iniciativas da internet no país.

Os quatro Domínios de Primeiro Nível (DPN), para pessoas físicas, destinam-se a abrigar atividades e serviços específicos e pretendem facilitar a forma de identificar e endereçar esses serviços na internet.

Para os blogueiros foi criado o “blog.br” e aqueles que têm seu álbum em fotologs poderão usar o domínio “flog.br”. Os outros são o “vlog.br” (para videologs) e o “wiki.br” (para páginas do tipo wiki, como a Wikipedia).

A expansão nos endereços .br mostra bem a popularização da internet no Brasil. Em janeiro de 1996, o número de domínios .br era de apenas 851. Hoje, são quase 1 milhão.

Segundo o NIC.br, os novos registros deverão ser feitos como os demais, pela ordem de chegada dos pedidos. Para proteger os direitos daqueles que já têm serviços desse tipo na rede, haverá um período de reserva, de 9 a 20 de outubro, antes de ser iniciado o registro de forma geral.

Após esse período, em 25 de outubro, às 10 horas, serão abertas as inscrições para os novos registros. Os detalhes sobre as condições e os procedimentos para a reserva com a demonstração da preexistência de direitos sobre um nome estão disponíveis em http://registro.br/info/sunrise-logbr.html