16 outubro 2006

Google lança projeto de alfabetização

Por Reuters
em Folha Online
4 outubro 2006

Em parceria com a ONU (Nações Unidas), o Google anunciou o lançamento, nesta quarta-feira, na Feira do Livro de Frankfurt, de um site dedicado à alfabetização, uma base de serviços que pretende ajudar professores e organizações educacionais a compartilharem suas fontes de leitura.

Enquanto o serviço procura combinar uma série de fontes para combater o analfabetismo mundial, a iniciativa também ajuda a reforçar a imagem educativa da empresa, cujo valor de mercado gira em torno de US$ 120 bilhões. "O negócio do Google nasceu a partir do desejo de ajudar as pessoas a encontrar informação", disse Nikesh Arora, vice-presidente de operações do Google na Europa.

Mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo, com idade superior a 15 anos, são consideradas analfabetas, de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

Navegando pelo site do "Literacy Project" você pode realizar uma busca de livros, trabalhos escolares, blogs, mapas e grupos de discussão. Em "books", digitando Publifolha, por exemplo, o site fornece uma lista de livros publicados pela editora. O site é disponível apenas em inglês e alemão, mas a busca traz resultados em diversas linguas.

O Google pediu a grupos ligados à alfabetização a fazer o upload de videos explicando e demonstrando programas de ensino bem-sucedidos. 'Quando os estudantes vêem a Web como um lugar com o qual eles podem contribuir -- ao invés de apenas buscar informações -- eles são inspirados a pensar grande, a escrever e filmar mais,' afirma Joan Kim, o diretor de educação da empresa.