06 novembro 2006

Brasil e Portugal buscam padronizar vocabulário científico

Por Helena Beltrão
em Agência CT
2 novembro 2006

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) e o Museu de Ciência daUniversidade de Lisboa Mcul) estão coordenando uma rede de instituições dos dois países para produzir um thesaurus (vocabulário que cobre de forma extensiva um ramo específico de conhecimento) de instrumentos científicos em língua portuguesa.

Atualmente não existe uma padronização terminológica que permita a identificação e classificação dos acervos de museus científicos, o que provoca problemas de acesso de especialistas a essas informações.

Segundo os pesquisadores do Mast, unidade vinculada ao MCT, a parceria é pioneira em âmbito mundial e envolverá outras oito instituições no Brasil e em Portugal.

A padronização de denominações dos objetos científicos facilitará a comunicação entre as instituições, o que contribuirá para a recuperação de informações para a pesquisa.

Além de estabelecer uma proposta de terminologia, o projeto de cooperação pretende fazer um glossário desses termos, ajudando assim a compreender melhor a função dos objetos.

Em Portugal participam do trabalho o Museu de Física da Universidade de Coimbra, o Museu Nacional da Ciência e da Técnica, o Museu de Ciência da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e o Museu de Física do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa.

No Brasil estão envolvidas as seguintes instituições: Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto, o Centro de Memória da Engenharia, o Colégio Pedro II do RJ e o Museu da Escola Politécnica da Universidade Federal do RJ.